terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Comunicação

A COMUNICAÇÃO


Estamos vivendo uma crise de palavra. As pessoas estão com sérias dificuldades para se comunicar.
Embora estejamos vivendo numa época onde os meios de comunicação estão cada vez mais rápidos e eficientes, as pessoas não estão se comunicando com clareza e fluidez.

Certa vez eu estava vendo uma entrevista com a poetiza e escritora Nélida Piñon. Ela disse uma frase fantástica: “A palavra compromete”. De fato, essa é uma observação muito importante. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais as pessoas estão com tanta dificuldade para se comunicar.
Vivemos numa Democracia, onde, as pessoas têm liberdade de expressão. Apesar disso, elas não falam. Têm medo de se comprometer.

O egoísmo e a individualidade estão fazendo com que as pessoas se fechem dentro de um mundo muito particular e egoísta e nele qualquer pessoa que se aproxime será logo trancada do lado de fora. Elas não querem se expor. Elas evitam fazer qualquer comentário. Elas não querem que os outros saibam; nem que elas interfiram
.
Num samba antigo se ouvia: “Eu não vou à sua casa pra você não ir à minha.” Mas isso não era tão comum, antes da popularização da TV. As pessoas sentavam na calçada e ficavam conversando com o vizinho. Hoje se trancam e ficam vendo novela.

E como dizia o “Velho Guerreiro” Chacrinha: “Quem não se comunica, se complica” Ele tinha razão. A comunicação é fundamental.
Eu gosto muito de me comunicar. Mas não gosto de jogar conversa fora. O papo te que ser legal. Com diz Gal Costa: “Sou cabeça feita. Não jogo conversa fora. Se o papo é legal eu fico, se não serve vou embora.”

Esse espaço que estou ocupando, é uma forma de botar pra fora toda essa minha vontade de me comunicar. Mas não abro mão, de quando necessário, dizer como a Arlete Sales no Toma lá da cá: “Prefiro não comentar”. Djalma Alves 22/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário