domingo, 7 de outubro de 2012


AS DÁDIVAS DE JUCAZINHO

O rio Capibaribe oferece suas águas para formar a barragem de Jucazinho.  A sua construção é um marco visto o impacto na vida de  milhares de famílias espalhadas por  diversas cidades do Agreste pernambucano Hoje,  estão sendo beneficiadas mais de 600 mil habitantes em 15 municípios do estado de Pernambuco com água encanada ,  irrigação de suas lavouras, além do peixe que é  produzido em criadouros flutuantes e na pesca artesanal. Uma das cidades mais beneficiadas com a água de Jucazinho é Caruaru. A cidade foi salva de uma crise de abastecimento sem precedentes há alguns anos atrás quando a barragem de Tabocas que abastecia a cidade, entrou em colapso total. Na ocasião, o governador do estado, Miguel Arraes teve que construir emergencialmente uma adutora para trazer água do rio da Prata para Caruaru. Mas a vazão era pequena e acidade passava por um racionamento rigoroso. Muitas indústrias ameaçavam se retirar da cidade e até as pessoas começavam a pensar em também ir embora.
           Foi o deputado Federal Tony Gel que durante três mandatos conseguiu que essa obra monumental se tornasse possível. Ele teve que lutar bastante para que todas as etapas fossem vencidas e a obra fosse concluída.
           A água de Jucazinho chegou a Caruaru exatamente na hora que era mais necessária. Então se inaugurou uma fase de crescimento  que nunca foi vista em toda a história da cidade.
           Desde então a cidade tem  avançado em todas as direções. A construção civil é um dos setores que mais cresce. Nota-se também um avanço significativo na chegada de indústrias, o que acaba se refletindo na geração de empregos e consequentemente no aumento  da arrecadação municipal. Sem falar  no forte impacto no setor têxtil.
           Graças a água de Jucazinho Caruaru hoje é uma cidade que cresce a olhos vistos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário