sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atos 2.2 e3 (parte) -Batismo com o Espírito Santo


Atos 2.2: “De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados”.
          Vejamos! Este “som”,  “...como de um vento impetuoso”, “...veio do céu”. Não iniciou dentro da casa onde estavam, mas fora, acima, “...veio do céu”. Não estava vindo uma tempestade, nem havia vento impetuoso. Mas aquele “somse parecia “...como de um vento impetuoso”.  Ouvia-se o “som”, mas não havia um vento impetuoso.
          “De repente veio...”  Esta expressão nos ensina que aquele “som foi um acontecimento rápido e inesperado. Os APÓSTOLOS foram ordenados pelo Senhor Jesus a esperarem em  Jerusalém, até receberem a promessa de Jesus enviar-lhes o Espírito Santo. (Jo 16.7; Lc 24.49; At 1.4-5).  Estavam a dez dias esperando, quando “...de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam...”.
          “...onde estavam assentados.” No momento que o  “som veio do céu todos estavam assentados.

Atos 2.3: “E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.”

          Estas línguas COMO de fogonão eram de fogo. Mas, para quem as via, eram semelhantes a labaredas de fogo; por isto se  diz: “...como de fogo”. Elas foram vistas acima da cabeça deles, pois está escrito: “...e pousou uma sobre cada um deles”.
          Aqui podemos perguntar se aquele “some estas “línguas como de fogotinham algum significado especial? Creio que sim. João Batista, aos que confessando seus pecados se dispunham a andar nos caminhos do Senhor, disse: “Eu vos batizo com água pára arrependimento, mas Aquele que vem depois de mim (João falava de Jesus) ...Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11). O que significa ser batizado com o Espírito Santo e com fogo?
          Ora, o batismo com o Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Jesus nos dar “...outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14.16). É o Espírito vir habitar em nós, servos do Senhor Jesus, PARA SEMPRE. No exato momento em que o Espírito Santo vem HABITAR aquele que crê em Jesus (Ef 1.13), este é o momento em que é “batizado com o Espírito Santo”. Aqueles que que são batizados com o Espírito Santo JAMAIS perderão a presença do Espírito Santo neles (Ef 1.14; 4.30; Jo 14.16). A garantia disto é o sacrifício de Jesus na cruz, que nos dá total perdão de nossos pecados (Hb 10.12,14).
(Continua na próxima publicação a análise deste mesmo versículo explicando o que é o batismo com fogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário