terça-feira, 9 de abril de 2013

Atos 2.14 e 15


Atos 2.14 e 15: “Então se levantou Pedro, com os onze: e, erguendo a voz advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto, e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia”.

          “...sendo esta a terceira hora do dia”. Os judeus contavam doze horas para o dia e doze horas para a noite. As horas do dia começavam a contar às seis horas da manhã, e as horas da noite às seis da tarde. Assim, quando Pedro diz: “...sendo esta a terceira hora do dia”, eram  nove horas da manhã.
           “Então, se levantou Pedro com os onze”. Como vimos no v.2, toda assembléia estava assentada. Agora “Pedro com os onze” E LEVANTARAM, nos mostrando que os fatos descritos do v.2 ao 13 se passaram estando eles assentados.
           “Pedro com os onze...”Convém observar que se levantou apenas o grupo apostólico. Naquela assembléia estavam Tiago, José, Simão e Judas, filhos de José e de Maria (At 1.14, Mc 6.3), afora outros discípulos. Mas estes não se levantaram.
          “Pedro...erguendo a voz”. Se antes “falavam”, agora é necessário ERGUER avoz, para alcançar a multidão que, possivelmente, ia aumentando.
          “Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando”. Pedro se refere aos que estão de pé: “...estes homens”, aqueles que com ele se levantaram. Para uma multidão assistente avistando aqueles DOZE homens Pedro teria sido injusto com os demais (=os que permaneceram sentados), ao especificar que somente aqueles em pé foram  os que falaram “...em outras línguas” (e por isto serem acusados de estarem embriagados). Poderiam imaginar que Pedro assim falou com o intuito de trazer aquela acusação de estarem embriagados apenas sobre o grupo apostólico. Mas isto não faz sentido, pois logo se saberia que ninguém alí estava embriagado. Portanto, segundo este verso, apenas os membros do grupo apostólico, até este momento, são os que falaram “em outras línguas”. Recordando o que diz o v.4: “passaram a falar... segundo o Espírito Santo concedia”, COM estas palavras de Pedro: “...estes homens não estão embriagados como vindes pensando”, o que podemos GARANTIR é que “estes homens” ( = o grupo apostólico) é que falaram”...em outras línguas”.
          MAS não há nem uma razão para questionarmos sobre quem falou em outras línguas, naquela assembléia de mais de cem pessoas. Isto porque sabemos que: “QUEM FALOU se ouviu falando na sua própria língua de origem: QUEM OUVIU os discípulos falando, os ouviu na sua própria língua de origem (=ainda que a língua de origem de quem falava fosse diferente da língua de origem de quem ouvia)”. Assim aconteceu em Pentecostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário