domingo, 21 de julho de 2013

FALANDO SEM ENTENDER O QUE NINGUEM TAMBÉM ENTENDE



Ora, quando oramos, certamente sabemos o que dizemos. Seria o maior insulto a Deus eu “falar com Deus” e não saber o que estou dizendo. Quando Paulo diz “...visto que ninguém o entende”, se refere aos ouvintes deste que ora “em outra língua” (=uma língua desconhecida para quem escuta), pois Deus conhece todas as línguas).
          Nesta expressão “...em espírito fala mistério” (final do v. 2), entendo que duas coisas Paulo está  a  afirmar. A PRIMEIRA diz respeito “ao que fala e Deus”: “Paulo está declarando que a oração deste que fala em outra língua é legítima, ou seja, aceita por Deus (= “em espírito fala em mistério”, ele e Deus entendem”). A SEGUNDA diz respeito “ao que fala e seus ouvintes”: Paulo quer que os ouvintes, que nada entendem  do que ouvem deste que fala com Deus em outra língua, reconheçam que é recebido por Deus (= “em espírito fala mistérios”. Porque Deus o entende)”.
          E, se alguém perguntar: “O que é mistério?” Respondo: “É tudo o que desconheço”. Se não entendo o que alguém está falando  com Deus,isto para mim é  um mistério.
          NUM exemplo, para ilustrar o que foi dito: Se eu (de novo?!) fosse à igreja em Corinto, assim se aplicaria o v. 2: ...quem fala em outra língua (=eu, que falo apenas em português) não fala a homens, senão a Deus (=em minha oração), visto que ninguém o entende (visto que ninguém me entende quando falo em português), e em espírito (= isto é, no meu entendimento) fala mistérios (=a minha oração, a qual eu e Deus entendemos; mas é mistério para quem me ouve e não entende o português). Portanto, com essa que é uma interpretação bastante coerente e lógica não se acha lugar para se justificar que as pessoas que dizem estar “falando em línguas” ao pronunciar palavras inteligíveis seja (= “em espírito fala mistérios”), como se o que pronunciam seja “mistério” até para quem fala, algo totalmente ilógico. É na verdade alguém FALANDO SEM ENTENDER O QUE NINGUÉM TAMBÉM ENTENDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário