domingo, 8 de setembro de 2013

Continuação de I Coríntios Cap. 14.5

...Foi que Deus lhe capacitou falar “...em outras línguas mais do que todos vós (= dom de línguas), Paulo não está dando um conselho vão. Seu propósito era atender as necessidades da sua época, as necessidades da igreja em Corinto, a qual era levar a Palavra de Deus para as pessoas das mais variadas línguas.
V.5 “quem profetiza é SUPERIOR ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar.” Por muitos anos fiquei sem ter certeza do que estas palavras estão a ensinar, até que vi que neste cap. 14, nesta questão de línguas, “não existe nada que vá além de uma comunidade de irmãs falando nas mais variadas línguas e Deus ter capacitado alguns a compreenderem uma variedade delas (= dom de línguas). Corinto recebia irmãos de todas nacionalidades, e nela todos  participavam com seu testemunho (cp. VS. 27-30). Na igreja em Corinto não se falava a língua dos anjos (Ao que saiba, os anjos não eram membros da igreja; mas, as línguas faladas em todo o império podiam ser ouvidas ali.
PROFETIZAR: Para entendermos nosso texto em pauta, precisamos saber o que é “profetizar”, ou não saberemos o que Paulo está comparando quando diz: “...o que profetiza É SUPERIOR ao que fala em outras línguas...” Profetizar é “anunciar a palavra profética” que inclui o evangelho e as profecias que a Bíblia contém para o futuro.  O mesmo é válido hoje. As Escrituras estão repletas de profecias. Desde Gênesis ao Apocalípse temos profecias que, ainda hoje, aguardam seu cumprimento. Sempre que um discípulo de Jesus anuncia a palavra profética, está “profetizando”.
Com este entendimento retornemos ao nosso texto (v.5): “...quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar”. No v.3 Paulo disse: “O que profetiza fala aos homens, edificando...” No v.4 disse: “O que fala em outra língua a si mesmo se edifica...” Ora, este v.5 é a conclusão lógica e natural do que ensinou nos VS.3 e 4. Pois aquele que “fala aos homens, edificando...” (v.4), é SUPERIOR ao que “ edifica a si mesmo” (v.3). Assim podemos entender o v.5: “O que profetiza (=edifica a igreja) é superior ao que fala em outras línguas (=edifica a si mesmo)”. Mas há uma variante: “...salvo se as interpretar”; pois nesse caso não será inferior, mas IGUAL, pois a igreja será edificada: “entendendo POR MEIO do intérprete (=tradutor), quem fala em outra língua”. É isto que Paulo conclui neste v.5: “...para que a igreja seja edificada”.
          Se a igreja dos papas romanos tivesse seguido esta diretriz de Paulo, jamais teria imposto seu culto em latim e também não teria impedido que a   Bíblia fosse traduzida e divulgada para as línguas das nações, como fez durante muitos séculos.

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário