terça-feira, 27 de maio de 2014

I Coríntios 14.14-17 (V.16 e 17)

I Coríntios 14.14-17
...Continuação
         V. 16: “E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto (=quem te ouve, mas não entende o que oras ou cantas) o amém depois da tua ação de graças? Visto que NÃO ENTENDE O QUE DIZES...”  Está mais que claro que o desejo de Paulo é que “cada um entenda o que qualquer outro fale,ore ou cante”. Para isto, no v.13 recomendou para aqueles que somente falam em outra língua (=diferente da língua comum falada na igreja), que orem para que possam entender o que ouvem. Nos v. 14 e 15 recomenda aos que oram e cantam que o façam de uma forma a serem entendidos (e não apenas se preocupando com seu próprio entendimento). Pois a forma de alguém ser edificado é entendendo o que ouve. Paulo prossegue...
          V. 17  “...porque, tu, de fato,dás bem as graças, mas o outro não é edificado”. Ora, “...o outro não é edificado” porque, como acabou de escrever no v. 16: “...não entende o que dizes”.

          Estes foram os versículos (14-17), mais difíceis para interpretar. Tudo se esclareceu ao perceber o sentido que Paulo dá para as palavras espírito e mente. Neste capítulo, quando emprega a palavra espírito, está se referindo “ao próprio entendimento, ao que ele mesmo entende”. Quando emprega a palavra mente, está se referindo “ao que os outros entendem daquilo que diz quando fala ora ou canta”. E, deste ponto em na, os versículos que seguirão não apresentam dificuldade de interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário